Formação para CSM - Customer Success Manager

A mudança dos modelos de negócio de tecnologia da informação para subscrição e receita recorrente traz grandes desafios sobre a conquista e retenção de clientes. As companhias provedoras de soluções e serviços de tecnologia da informação buscam se adaptar a estas mudanças ao estabelecer modelos de receita recorrente, garantia de renovações de contratos e evitar a perda de clientes (churn). As empresas de SaaS (Software as a Service) foram as primeiras a estabelecer tais práticas, contudo hoje são estendidas aos fabricantes de hardware e outras empresas tradicionais de TI. Para este desafio, as organizações necessitam sistematicamente monitorar, entender e melhorar a experiência de seus clientes para conseguir: - reter seus clientes, de modo lucrativo; - desenvolver histórias de sucesso de seus clientes (cases); - aumentar as receitas através de crescimento nas contas da carteira e conquistar novos clientes. A função de Customer Success é uma das que mais cresce em demanda das organizações de tecnologia da informação, refletindo no crescimento da abertura de vagas para esta posição. Soma-se a isto a dificuldade de preencher o papel, uma vez que se trata de uma profissão. Para estabelecer, manter e nutrir estes relacionamentos, é preciso o conhecimento sobre um espectro variado de disciplinas.

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